Livro: Grandes Imagens da National Geographic

Publicado: setembro 10, 2011 em Fotografia

Uma obra inspiradora e de luxuoso acabamento gráfico é o mínimo que se pode dizer desta Grandes Imagens da National Geographic (Editora Focal Point, R$ 200). Com organização da fotógrafa Leah Vandavid Dal, o livre reúne mais de 400 das principais imagens do acervo da NGS. Como podemos ler na aba do livro, essa é uma coleção “incomparável e inestimável de imagens emblemáticas que abrangem desde o final do século XIX até a primeira década do século XXI.” A National Geographic Society foi fundada nos EUA em 1888 por 33 homens interessados em “organizar uma sociedade para o incremento e a difusão do conhecimento geográfico”. (Wikipedia) Gardnier Greene Hubbard se converteu no primeiro presidente, e seu genro, Alexander Graham Bell foi seu sucessor. Seu propósito era divulgar e melhorar o conhecimento geral da geografia e do mundo entre o público geral. Para este fim, realiza viagens de exploração e publica mensalmente uma revista, a National Geographic.

Graham Bell é conhecido no senso comum como o inventor do telefone, fato já desmentido pelo Congresso Americano em 2002 que reconheceu o fato do italiano Antonio Meucci ter sido o primeiro cientista a transmitir a voz humana através de um dispositivo eletrônico. Isso não desmerece todos os outros inventos que Bell deixou para a humanidade, entre eles o telégrafo bem como suas pesquisas na área da medicina:

Alexander Graham Bell, o impetuoso segundo presidente da NGS, era entusiasta da fotografia, assim como seu circunspecto genro de 23 anos, Gilbert Hovey Grosvenor, primeiro editor da Revista. Em uma famosa carta datada de 5 de março de 1900, Bell já conclamava Grosvenor a publicar “imagens mais dinâmicas — de vida e ação — que contenham uma narrativa.” Como nos primeiros tempos a NGS contava com poucos recursos financeiros, Grosvenor aproveitou todas as oportunidades para adquirir fotos com pouca ou nenhuma despesa; E, como também adorava viajar, costumava fazer fotos de todos os locais que visitava, usando uma desajeitada câmera Kodak 4A de fole. Algumas de suas fotos saíram na revista.”

Algumas fotos:

Foto: William M. Rittase. Illinois, EUA, 1936 - Efeitos de Luz em Chicago

Foto: Joseph F. Rock. China, 1925. Um quinto dos blocos tipográficos necessários para imprimir a bíblia do budismo tibetano.

Foto: Robert Caputo. Eitreia, 1996. Líderes tribais contemplam o pôr-do-sol

Foto: O. Louis Mazzatenta. Paraguai, 1982. Construção da Usina de Itaipu

Foto: Lynn Johnson. Rússia, 2002. Estudantes do primeiro grau aprendem como agir durante ataque químico.

Foto: Carl Ethan Akeley. África Oriental, 1909. Morte na savana

Autor desconhecido. Sem data. Zanzibar, África. Presas de elefantes em um mercado.Foto: Dwight R. Kuhn. Maine, 1984. Louva-a-deus devora um gafanhoto.

Leah Bendavid-Val

Deixe um comentário